Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F

As Bolsas de Mercadorias e Futuros, funcionam exatamente como as Bolsas de Valores, porém ao invés de negociar ações, essas Bolsas negociam Mercadorias e Futuros, como assim??







  • As bolsas de mercadorias e futuros são associações privadas civis, com 
  • objetivo de: efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico. 
  • Para tanto, devem desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econômicos a oportunidade de efetuarem operações de hedging (proteção) ante flutuações de preço de commodities agropecuárias, índices, taxas de juro, moedas e metais, bem como de todo e qualquer instrumento ou variável macroeconômica cuja incerteza de preço no futuro possa influenciar negativamente suas atividades. 
  • Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários. 
Elas negociam mercadorias para serem entregue em datas pré-determinadas, com exceção do ouro, que tem cotação à vista.

  • Hoje a Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo é uma das maiores Bolsas de Futuro do mundo. Nela atuam as corretoras de mercadorias (commodities), que negociam ouro, índice BOVESPA futuro, dólar comercial futuro, DI Futuro (índice de taxa de juros), açúcar, boi gordo, bezerro, café, soja e algodão.

O que são Commodities?


Commodities, termo em inglês, significa “mercadorias“. São produtos comercializados internacionalmente em grande escala, como: trigo, soja, café, minérios e também petróleo, cujos preços são balizados pelo mercado mundial e que são negociados em bolsas de mercadorias.
Abaixo: Índices dos commodities na Bovespa: http://br.advfn.com
  Cacau
Futuros Jul 2008
CN8
  Café
Futuros Jul 2008
DN8
  Açucar Branco
Futuros Ago 2008
WQ8
 
Dow Jones (índices) 
 
  EUA – Carvão
Dow Jones (índices)
DJ Coal Index
  EUA – Aço
Dow Jones (índices)
Steel DJ Index
  EUA – Semi-condutores
Dow Jones (índices)
DJ Semiconductor Index