SELIC

A Taxa Selic é considerada a taxa básica de juros da economia, por ser usada em operações entre bancos e ter influência sobre os juros de toda a economia. 
A economia tem diversas taxas de juros. Uma delas é a Taxa Referencial, a famosa TR que remunera, entre outras coisas, os depósitos da caderneta de poupança. A taxa Selic é o resultado da média diária das negociações dos títulos públicos federais e é definida mensalmente pelo Banco Central.

  • Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos.
  • O Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias.
  • Hoje, Selic identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. 
  • Cerca de metade da dívida pública está atrelada à Selic. Essa é a parcela da dívida chamada de pós-fixada. 
Vamos à analogia: Imagine que o SELIC É UM FERMENTO, que será colocado no bolo.. e depois que o bolo estiver pronto, ele vai parar no CETIP que seria um supermercado.

  • Diferença entre SELIC e CETIP é a mesma diferença entre mantimentos e supermercado.
  • A primeira (SELIC) é a taxa básica de juros que corrige dívida pública , ou seja é o fermento que será colocado no bolo(títulos governamentais) .
  • A segunda (CETIP) ¨guarda¨e negocia o bolo na custódia CETIP (supermercado). 
  • A Cetip custodia títulos públicos e privados. 
  • Diferença entre títulos públicos e privados é a natureza jurídica de quem os emitiu .O Govêrno emitirá títulos públicos e o Setor Privado títulos privados.Tais títulos serão sempre representativos de dívidas e negociados no mercado financeiro entre os investidores públicos e privados.Se o título for emitido pelos Estados será Título Estadual e se pelos Municípios será Titulo Municipal.  
SELIC é a TAXA básica de juros que corrige a dívida pública , ou seja é o fermento que será colocado no bolo (títulos governamentais).
 O CETIP  por sua vez ¨GUARDA E NEGOCIA“  o bolo na  custódia CETIP (funciona como o supermercado). 

  SELIC: (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), o papel adquirido pelo aplicador é necessariamente um título público, registrado em seu nome nos computadores do Banco Central (Chamado SELIC I) ou em nome da instituição que mediou a operação.
CETIP: (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1986 para preencher a lacuna de um sistema eletrônico de custódia e liquidação financeira no mercado de títulos privados.

Papéis privados: Certificado de depósito bancário (CDB), Letras de Câmbio (LC);
Papéis públicos: Letras de Tesouro Nacional (LTN), Letras Financeiras do Tesouro(LFT), etc..